Tecnologia na Produtividade

Tecnologia e produtividade

A tecnologia desempenha um papel fundamental na melhoria da produtividade em diversos setores. A inovação tecnológica é crucial para qualquer negócio que busque aumentar sua eficiência. Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, esse é um dos principais objetivos das pequenas empresas. Portanto, é correto afirmar que a tecnologia e produtividade estão interligadas.

A produtividade, por sua vez, envolve a realização do máximo de trabalho com o mínimo de recursos possível. No entanto, para que a produtividade seja verdadeiramente eficaz, é essencial manter a qualidade do trabalho.

Assim, buscar inovação com foco na produtividade significa adotar novos processos, ferramentas e métodos que permitam à empresa realizar mais e melhor, utilizando menos tempo e recursos. Por isso, a inovação, tecnologia e a produtividade devem ser partes integrantes da mentalidade empreendedora.

Tecnologia e Produtividade: Qual sua relação? 

Foi em 1760, com o advento da Revolução Industrial, que os trabalhadores começaram a perceber os benefícios da automatização de processos para aumentar sua produtividade. Esses foram os primeiros passos em direção a uma relação simbiótica entre tecnologia e produtividade.

Com o passar do tempo, surgiram novas profissões e habilidades, enquanto outras se tornaram mais valorizadas, como inteligência emocional, pensamento crítico e criatividade. Isso tudo em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado.

Setores como Tecnologia da Informação (TI), informática, criação e produção de aplicativos e softwares foram ganhando destaque à medida que as empresas modernizaram seus processos internos para trabalhar de forma mais inteligente.

Hoje, com a internet consolidada, temos à nossa disposição inúmeras ferramentas que facilitam a execução das tarefas diárias. Planilhas de gestão de dados, sistemas de ponto para controle de horários, e-mails e ferramentas de reuniões online são apenas alguns exemplos que se tornaram parte essencial da nossa rotina de trabalho.

Benefícios da tecnologia na produtividade

Ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão de projetos, agendas eletrônicas e plataformas de colaboração, permitem aos funcionários organizar suas tarefas de forma mais eficiente. Essas ferramentas possibilitam que os funcionários acompanhem seu progresso em tempo real, estabeleçam prioridades e definam prazos realistas para cada tarefa.

Além disso, a tecnologia permite que os trabalhadores atuem de qualquer lugar e a qualquer momento, o que pode ser vantajoso para aumentar a flexibilidade e a eficiência.

No entanto, essas não são as únicas vantagens da tecnologia. Em resumo, podemos indicar os seguintes benefícios da tecnologia na produtividade: 

  • Redução de custos
  • Aumento da produtividade
  • Automação de processos
  • Melhoria da qualidade
  • Melhor gestão de funcionários
  • Otimização na tomada de decisões
  • Melhor comunicação interna
  • Otimização do contato com clientes
  • Aumento das vendas
  • Acesso móvel
  • Auxílio na transformação digital
  • Criação de modelos de negócios flexíveis
  • Aumento da segurança da informação
  • Desenvolvimento de treinamentos eficazes

O olhar das empresas para as novas tecnologias

Tecnologia e produtividade
Empresas, tecnologia e produtividade

Apesar das divergências entre crenças e ideias, o uso da tecnologia em áreas estratégicas de uma organização pode trazer benefícios significativos para gestores, gerentes e para toda a empresa, especialmente para as equipes de TI.

A tecnologia pode impactar positivamente a produtividade de uma equipe por diversos motivos. De acordo com estatísticas, 64% dos líderes de negócios globais acreditam que um ambiente de trabalho mais flexível tem o potencial de influenciar positivamente a produtividade.

Para começar, é necessário mudar a mentalidade da liderança e dos colaboradores. Adote práticas que incentivem a equipe a contribuir com ideias para melhorar os processos produtivos. Uma boa estratégia é utilizar ferramentas de comunicação e interação interna.

No mercado, há opções acessíveis de softwares, com aplicações em nuvem, que reduzem os custos e simplificam os processos. Esse é um exemplo de como a tecnologia pode aprimorar os trâmites internos.

Para que a inovação tenha um impacto real na produtividade da empresa, é fundamental alterar o mindset organizacional. Treinamentos e comunicação frequente entre lideranças e colaboradores são essenciais para criar uma cultura de inovação. Trata-se de um processo contínuo e de longo prazo que traz diversos benefícios para os negócios.

Ao falar sobre a implementação da tecnologia em um ambiente produtivo, é importante ter em mente os resultados específicos desejados. É preciso entender a natureza da tecnologia para implementá-la da melhor forma possível. 

A tecnologia se tornou uma ferramenta essencial em diversos mercados, e qualquer negócio que não se adapte a essas mudanças corre o risco de se tornar obsoleto e perder espaço no mercado para concorrentes mais adaptados.

Principais exemplos: tecnologias de produtividade que podem ser utilizadas no seu negócio

O tempo em que era necessário que todas as pessoas estivessem no mesmo local para uma reunião ou colaboração ficou para trás. Atualmente, não é mais necessário estar no mesmo país para isso acontecer. Além disso, há uma ampla variedade de ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado para serem utilizadas no ambiente de trabalho, o que impacta diretamente na produtividade dos profissionais.

Dentre as ferramentas mais utilizadas, destacam-se:

  • Software de gestão ERP: facilita e integra atividades de diversas áreas, como controle de estoque, pedidos, logística, finanças, vendas e marketing.
  • Software de CRM: otimiza atividades de relacionamento com o cliente, geralmente realizadas pelo time de marketing.
  • Plataformas de gestão do tempo.
  • Canais de comunicação digital: e-mail corporativo, rede social corporativa, plataformas de gestão de projetos.
  • Software de gestão específica: desenvolvidos para atividades específicas de uma área, como um sistema de Recrutamento e Seleção para o time de RH.
  • Big Data: refere-se a um grande volume de dados e informações armazenados que são consultados durante a tomada de decisões, permitindo analisar o desempenho da empresa e dos concorrentes, bem como melhorar o relacionamento com os clientes e a gestão de pessoas.
  • Blockchain: atua como um grande banco de dados compartilhado, mas com medidas de segurança descentralizadas. Geralmente é utilizado para assinatura de contratos, compartilhamento de dados com clientes e registro de documentos.
  • Cloud Computing: é o armazenamento de informações e softwares na nuvem, com acesso restrito a pessoas autorizadas. Os documentos podem ser acessados de qualquer lugar, com um celular, computador ou notebook.
  • Inteligência Artificial: além de otimizar diversos processos, permite que o cérebro humano seja utilizado em tarefas mais complexas. É empregada em chatbots, assistentes pessoais digitais e ferramentas de gestão.

Plataformas e aplicativos específicos: 

Tecnologia e produtividade
Exemplo de ferramenta: Notion

Programas como Slack, Asana, Trello e Notion são exemplos de aplicativos utilizados para aprimorar a comunicação e a distribuição de projetos. Essas ferramentas são essenciais e contribuem significativamente para garantir mais benefícios para toda a equipe, especialmente para o gestor, que precisa acompanhar o progresso e o desenvolvimento dos projetos.

Uma comunicação eficaz é fundamental para alcançar alta produtividade em uma equipe. Com o aumento do trabalho remoto e o foco em melhorar o desempenho, muitas empresas têm adotado soluções para aprimorar a comunicação interna. Além dos já citados, entre os aplicativos mais comuns estão o Microsoft Teams, Google Meet, Zoom e Skype.

Conclusão

Assim, percebemos a influência da tecnologia na produtividade em nosso cotidiano. Apesar das opiniões divergentes sobre o impacto das tecnologias nos processos organizacionais, alguns argumentam que são prejudiciais, enquanto outros discordam, o fato é que não podemos ignorar esse avanço.

Os cenários atuais indicam que essas inovações afetarão cada vez mais nosso trabalho e nossa vida. Portanto, é essencial nos atualizarmos e nos adaptarmos a essas mudanças para não ficarmos para trás em relação a outros profissionais e empresas.

As tecnologias de produtividade podem ser extremamente benéficas para um negócio, fazendo a diferença entre o sucesso e o fracasso. Os líderes precisam estar atentos às mudanças e, juntamente com seus colaboradores, se adaptarem às novidades do mundo, garantindo seu potencial competitivo.

Compartilhe nas mídias:

Obtenha Acesso Imediato a todos WebServices!

Tenha acessos a todos os dados e API de WS.

Destaques: