Web Service: Logística e Cobrança

webservices

Web Service são capazes de integrar aplicações e sistemas mesmo que não possuam a mesma linguagem, sendo uma ferramenta prática e essencial para desenvolvedores e donos de negócios.

Assim, podemos integrar alguns serviços essenciais de maneira automática e rápida, como por exemplo a logística e cobranças. 

Esse artigo irá sintetizar: 

O que é Web services? 

A definição de Web Service é um termo genérico que descreve uma função de software interoperável hospedada na rede. Sua interface é adaptável e pode operar independentemente da plataforma de hardware, software ou linguagem na qual está implementada. Isso é alcançado pela ocultação dos detalhes de implementação pelo próprio produto.

O Web Service possibilita a integração entre aplicações, sistemas, plataformas e outros serviços, permitindo a troca de informações e dados, mesmo possuindo origens de desenvolvimento e linguagens diferentes das outras aplicações integradas.

Atualmente, esses serviços estão progredindo consideravelmente, principalmente devido às vantagens que oferecem, tais como:

  • Agilidade;
  • Comunicação;
  • Segurança;
  • Eficiência nos processos.

Além disso, esses serviços podem ser extremamente úteis para as empresas ao serem aplicados em cadeias de produção, operações logísticas, serviços de cobrança e áreas similares. Dessa forma, esse produto oferece uma dinâmica na comunicação, otimizando tomadas de decisões e outros aspectos estratégicos importantes dentro das organizações.

Os desenvolvedores não devem ficar de fora! Os Web Services são benéficos para todos, não apenas para as empresas. Desenvolvedores que buscam otimizar suas produções podem contar com o suporte desses serviços para desenvolver códigos e aplicações de forma mais rápida e eficiente. 

Muitos desses Web Services estão disponíveis no Hub do Desenvolvedor, encontre aquele que melhor atende suas necessidades e aproveite o teste grátis!

O Web Service no setor de logística

Os Correios oferecem serviços de Web Services voltados para CEPs, Rastreio de Objetos, cálculo de valores de fretes e etc de forma gratuita. Para utilizar este serviço no Google Chrome pode ser utilizado uma extensão chamada Boomerang.

Esse é um serviço SOAP, o que significa que é seguido uma especificação chamada WSDL (uma descrição em formato XML), assim, utilizando o WSDL você informa ao seu cliente como invocar cada serviço em um end-point: os parâmetros esperados, tipos de dados, e qual dado será enviado como resposta. 

Assim, através dos serviços oferecidos pelos Correios, você pode ter acesso a certos dados e informações essenciais para o processo logístico de uma empresa/organização ou pessoa física. Tudo isso de forma acessível, de graça e através de uma extensão do Google, simples e rápida.

O Web Service nos sistemas de cobrança

Web Services na cobrança
Web Services na Cobrança

Se tratando de sistemas de cobrança, a integração entre as aplicações é essencial. Assim, os Web Services se mostram extremamente úteis, devido às suas características apresentadas acima. 

Além disso, eles são bastante utilizados nessa área por atender certas demandas, tais quais: 

Integração com sistema ERP e outros softwares

Antes de tudo, é necessário entender: O que é ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos da Empresa), é um software focado em gestão empresarial, com o objetivo de automatizar processos manuais, armazenar dados, unificar/visualizar informações e resultados. Esse sistema funciona como unificador de dados e gestor de fluxos de trabalho, alinhando os processos de todas as empresas.

Algumas frentes de rotina que o ERP pode auxiliar na gestão são: 

  • Controle Financeiro;
  • Gestão de colaboradores;
  • Gestão de segurança e acesso;
  • Gestão de relacionamento com o cliente.

Além disso, algumas das principais características do ERP é: 

  • Integração rápida entre diferentes áreas;
  • Flexibilidade para se adaptar;
  • Fluxo de informações unificados;
  • Processos automatizados e otimizados;
  • Acompanhamento de dados em tempo real, para decisões rápidas e estratégicas.

Depois de entender o que é o sistema ERP, torna-se claro que o principal objetivo é integrar e automatizar. Pensando nisso, Web Services que oferecem essas automatizações com uma grande facilidade de serem integradas são bem vindas, principalmente na área da cobrança.

Assim, utilizando essa tecnologia, a comunicação entre o ERP, os sistemas dos bancos e instituições financeiras, aplicações de pagamento ou qualquer outro recurso/plataforma é realizada de forma simples, agilizando os processos financeiros. 

Eficiência na troca de dados através do Web Service

A integração dos serviços através dos Web Services se destacam também na transmissão de dados, pois é realizado o processamento e envio exclusivo de dados requisitados. Dessa forma, a implementação é simplificada e organizada. 

Além disso, como a linguagem utilizada, XML, é leve e altamente compatível, essa transmissão de dados entre sistemas se torna ainda mais rápida e descomplicada. 

Segurança das operações 

Se tratando de operações bancárias, é esperado que a segurança seja uma preocupação imprescindível. E é aqui que os Web Services também se tornam atrativos, pois são soluções seguras para realizar esse tipo de processo, pois apresentam: 

  • Protocolos como HTTP e SSL3
  • Comunicação direta entre as bases de dados dos sistemas
  • Tecnologias de criptografia

Ademais, todo o processo de troca de dados feito pelos Web Services é totalmente livre de interferências humanas, totalmente automática, assim diminuindo certos riscos de desvios. 

7 exemplos de Web Services bancários e logísticos 

Os Web Services
Os Web Services
  • Hub do Desenvolvedor: É um site que apresenta uma variedade de Web Services, entre eles rastreamento de entregas, consulta de CEPs e outros serviços voltados à logística,
  • Portal Developers: E uma plataforma disponibilizada pelo Banco do Brasil que facilita o processo de cobrança através dos Web services,
  • Correios: Oferece Web Services voltados para consulta de CEPs, rastreamento de objetos, cálculo de valores de fretes, entre outros, disponibilizados gratuitamente.
  • Melhor Envio: Oferece integração para cálculo de frete e logística para e-commerce, facilitando o envio de produtos de forma simplificada.
  • Juno: Provedor de serviços de cobrança e pagamentos, disponibiliza API para integração de cobranças e gestão financeira.
  • Bluesoft: Oferece serviços de tecnologia e integração para o setor logístico, incluindo gerenciamento de estoque, pedidos e logística reversa.
  • Cobli: Especializado em soluções de gestão de frotas, oferece APIs para rastreamento e monitoramento de veículos, otimizando processos logísticos.

Esses provedores oferecem diferentes soluções e serviços na área de logística e cobrança, proporcionando ferramentas para otimizar processos e melhorar a eficiência operacional em diferentes setores.

Conclusões sobre os Web Services

Compreender o conceito de Web service e suas aplicações nas áreas de logística e bancária é fundamental para perceber o valor dessas ferramentas na rotina de uma empresa ou desenvolvedor.

Esses serviços não apenas automatizam processos manuais de maneira rápida e simples, mas também oferecem uma interface de fácil integração com outras aplicações e sistemas. Eles garantem segurança na troca de dados e promovem uma eficiência significativa na comunicação entre diferentes sistemas.

Quando implementados de maneira correta, esses serviços podem impulsionar consideravelmente o crescimento do seu negócio. Proporcionam uma experiência mais dinâmica tanto para os colaboradores, que necessitam de dados para realizar suas tarefas, quanto para os clientes, que buscam um atendimento mais personalizado e ágil. Assim, todos os envolvidos podem se beneficiar das vantagens proporcionadas por essa tecnologia.



Compartilhe nas mídias:

Obtenha Acesso Imediato a todos WebServices!

Tenha acessos a todos os dados e API de WS.

Destaques: