Com a computação em nuvem surgindo no cenário do desenvolvimento de softwares, a criação de aplicações web ficou cada vez mais comum. Assim, os sites vêm se tornando plataformas bastante complexas.
Essa opção é bastante acessível, permitindo uma relação completamente diferente da tradicional com a internet. Para melhor entender essa tecnologia, esse artigo irá apresentar:
O que é Aplicação Web?
A aplicação web se trata de uma aplicação de software que, ao invés de funcionar em um sistema operacional, roda na internet. Essa tecnologia se trata de algo semelhante a um site mas que possui utilizações mais complexas, com plataformas focadas em ofertar serviços. Um exemplo disso são os e-mail, os sites de redes sociais e semelhantes.
Essas plataformas funcionam com base na infraestrutura da internet, e para garantir seu funcionamento é necessário um servidor (de web e aplicativo) e um banco de dados. Os servidores gerenciam as solicitações dos usuários e garantem o processamento desta solicitação, e o banco de dados armazena as informações necessárias.
Esse modelo de aplicação garante que os usuários não baixem nenhum aplicativo ou arquivo para ter acesso às funcionalidades desejadas. O processo de funcionamento dessas aplicações seguem cinco passos:
- Primeiramente, o usuário envia uma solicitação ao servidor da Web pela Internet por um navegador ou aplicativo;
- Essa solicitação é encaminhada para um servidor web;
- O servidor então executa a função solicitada e, depois, apresenta os resultados dos dados solicitados;
- Os resultados são então enviados para o servidor web a partir do servidor de aplicação web com os dados solicitados pelo usuário;
- Por fim, o servidor web exibe as informações solicitadas para o usuário.
Website vs Aplicação Web: qual a diferença?

Os websites são tradicionais, seguem os modelos estáticos que apresentam as informações e permitem a navegação por meio de links. Já as aplicações web são sistemas mais completos e complexos que estão hospedados nos servidores, permitindo realizar tarefas específicas, e oferecem serviços aos usuários.
Os websites são os clássicos portais institucionais ou de notícias, que expõem informações para os usuários. As aplicações web são sites como a Netflix, que disponibiliza acessos aos filmes, e uma personalização de contas e listas.
Esses são exemplos de empresas que utilizam aplicações web:
Os diferentes tipos de aplicações web
As aplicações web podem ser utilizadas para todos os tipos de situações, já que são acessíveis e de fácil utilização, além de melhor atender as necessidades dos usuários que os aplicativos nativos. Dessa forma, devido a sua ampla utilização em diversos contextos, existem vários tipos de aplicações web diferentes. Veja abaixo os 10 principais tipos:
Aplicativos web dinâmicos
É um tipo de aplicativo simples com um conteúdo bem pequeno e possui a capacidade de funcionar offline. Nesses aplicativos o usuário não pode modificar ou gerenciar o site, todo o seu conteúdo é estático.
Esses aplicativos são famosos entre usuários que buscam publicar artigos.
Aplicativos web dinâmicos
Aqui são utilizados bancos de dados para completar o carregamento, por isso essa aplicação é constantemente atualizado com cada acesso, assim permitindo uma maior complexidade. A pessoa responsável pela aplicação pode executar modificações e atualizar informações, implementação de recursos e outros mais de forma fácil e rápida.
Lojas onlines
Os e-commerces são mais complexos, eles compreendem vendas, gerenciamento de produtos e carrinho, além da implementação de diferentes métodos de pagamento. Aqui, é necessário um espaço que entenda as necessidades de ambos os compradores e vendedores, tendo a possibilidade de comprar de forma segura e, também, acessar um painel de gestão das vendas.
Aplicativos de página única
Também chamados de landing page, os aplicativos de página única são úteis para realizar apresentações de algo. O objetivo é fazer com que os usuários entreguem informações em troca de otimizar sua experiência de navegação ou obter alguma vantagem.
Aplicativos com diversas páginas
Muitas empresas utilizam esses aplicativos como páginas institucionais, assim podendo apresentar uma apresentação breve sobre a empresa, serviços oferecidos, contato, redes sociais, entre outros. Essas aplicações permitem uma otimização nos ranqueamentos nos motores de busca.
Aplicativos Web animados
Esse tipo de aplicação é comum em páginas mais modernas ou relacionadas a jogos. Os aplicativos web animados utilizam da tecnologia FLASH, que permite a apresentação de layouts esteticamente avançados, entregando uma experiência de usuário única.
Aplicações para gerenciamento de conteúdos
Esse tipo de aplicação permite o gerenciamento e organização da página e dos conteúdos exibidos nelas com muita rapidez. Esse modelo é indicado para pessoas que buscam escrever artigos, notícias e colocar publicações de vendas.
Aplicações de portais
As aplicações desenvolvidas para portais são bastante complexas, pois envolvem documentações, permissões e autorizações. Por esse motivo, esse tipo de aplicação é solicitada por universidades e portais governamentais.
Progressive Web App
Também conhecida como PWA, essa aplicação vem ganhando destaque. Eles utilizam tecnologias bastante conhecidas para desenvolvimento, como por exemplo HTML, CSS e o JavaScript, oferecendo uma experiência moderna próxima à dos aplicativos nativos.
Aplicativos de Plataforma
Esse tipo de aplicação oferece bastante agilidade, além de não necessitar de um conhecimento aprofundado de programação, você pode desenvolver uma estrutura em bloco e depois alimentar as informações que deseja.
As vantagens da Aplicação Web
As aplicações web possuem diversas vantagens, algumas delas são:
- Acesso rápido aos serviços
- Acesso facilitado à aplicação web
- Personalização entre dispositivos
- Mais gerenciável
- Projeto mais barato
- Compatibilidade entre plataformas
- Variedades de APIs para integração
- Permite a utilização de um aplicativo por vários usuários diferentes
- Não precisam de instalação
- Podem ser acessadas por várias plataformas
- É possível ser acessado através de qualquer navegador.
- Não é necessário um tipo específico de computador ou um determinado sistema operacional para desenvolvimento
- Reduzem a pirataria de software em aplicativos da Web
Como desenvolver uma aplicação web?
O desenvolvimento dessas aplicações pode ser feito de maneira estática, semelhante ao software desktop, assim levando muito menos tempo para produção. Nesse sentido, pode-se seguir algumas etapas para se desenvolver uma aplicação, como:
- Planejamento
- Análise de requisitos
- Modelagem
- Desenvolvimento
- Testes
- Implantação
- Monitoramento
Esses passos não são regras fixas, podendo ser flexibilizados de acordo com a necessidade. Essa metodologia ágil vem revolucionando a forma de desenvolver softwares, pois o monitoramento sempre levanta novos pontos a serem atualizados e os testes podem ser realizados a qualquer momento.
Para aplicar esses passos é necessário ter certos conhecimentos de front-end e back-end, além de outros diversos tipos de habilidades.
Conclusões sobre a aplicação web
A Aplicação Web é um recurso muito útil e muito utilizado, mas que muitas vezes é confundido com websites comuns, podendo até mesmo não ser conhecido. Entretanto, mesmo com sua certa invisibilidade técnica com os usuários dessas plataformas, eles são as preferências dos públicos.
Isso se deve a sua grande capacidade de promover uma experiência única e moderna aos usuários, oferecendo serviços avançados e complexos dentro da internet, de forma acessível semelhante aos Websevices. Portanto, é amplamente utilizado por empresas e negócios no mundo todo.
Se for cabível ao seu negócio, essa é uma tecnologia que vale a pena investir. A praticidade para ambos, usuário e fornecedor, é um ponto forte que pode atrair mais clientes, diferente dos websites tradicionais e estáticos, que apenas fornecem informações sem nenhum tipo de dinamicidade.