Tendências tecnológicas para 2024

Tendências Tecnológicas

Com as constantes inovações tecnológicas, é comum se sentir um pouco perdido diante de tantas novidades. Este artigo apresentará as tendências esperadas para a integração de tecnologia no futuro, ao mesmo tempo em que destaca 10 ferramentas essenciais para se adaptar a essas inovações.

Manter-se atualizado com as novidades do mundo, especialmente no campo das tecnologias emergentes, é essencial para não ficar para trás em relação a outros negócios que estão cada vez mais alinhados com as inteligências artificiais e outras tendências similares.

Nesse sentido, é crucial buscar a adaptação. Para auxiliar nesse processo, listamos abaixo:

Fique atento a esses insights para se manter à frente no cenário tecnológico em constante evolução.

10 Tendências Tecnológicas para se adotar em 2024

Para discutir as projeções das tecnologias futuras, é essencial compreender quem realiza as pesquisas e oferece as previsões sobre o cenário tecnológico. 

No caso em questão, a empresa de consultoria Gartner, estabelecida em 1979, é uma das líderes nessas previsões, fornecendo dados que oferecem uma visão das tendências emergentes e como elas podem se manifestar no futuro. Os pontos tratados a seguir foram levantados no Gartner IT Symposium/Xpo, realizado em outubro.

  • Democratização da IA Generativa

Gartner apresenta dados que indicam que até 2026 teremos um aumento na utilização das APIs e GenAI (inteligências artificiais generativas) de até 80%.

Isso se deve pela acessibilidade dessa ferramenta, podendo ser acessada em todo o mundo. Ela fornece uma gama de informações internas e externas, assim como acesso a modelos pré-treinados e diversos aplicativos, tudo isso sendo bem acessível. 

  • Gestão de Confiança, Risco e Segurança da IA

A demanda por segurança e confiabilidade na Inteligência Artificial cresce diariamente. Empresas já investem nesse aspecto e estão intensificando seus esforços, ao passo que mais indivíduos também estão aderindo à tecnologia.

Com a proliferação da IA, a previsão da Gartner indica que até 2026, as empresas aplicarão a AI TRISM (gerenciamento de confiança, risco e segurança da IA) com alta precisão. Isso resultará na eliminação de até 80% das informações defeituosas, proporcionando um aumento significativo na segurança dos dados.

  • Desenvolvimento Aumentado por IA

Os engenheiros de software estão adotando cada vez mais as tecnologias de IA para aprimorar a codificação e os testes de aplicativos, impulsionando assim a produtividade desses profissionais.

Com essa otimização do tempo e dos processos, os desenvolvedores podem direcionar uma parcela de seu tempo para atividades estratégicas antes inviáveis. Com benefícios como esse, as ferramentas que oferecem integração com IA estão se tornando altamente atrativas.

  • Aplicações Inteligentes

As aplicações com capacidade de aprendizagem e automatização estão previstas para crescer exponencialmente. Ao abranger diversos serviços fundamentados na tecnologia da IA, como machine learning, essas aplicações podem proporcionar uma experiência de usuário singular e altamente dinâmica.

Com essas evoluções, a experiência do usuário estimula a maior disseminação dessa tecnologia, apresentando um grande potencial para desenvolvimento e expansão em um futuro muito próximo.

  •  Força de Trabalho Aumentada e Conectada

A força de trabalho aumentada e conectada (Augmented-Connected Workforce – ACWF) refere-se à utilização de aplicações e ferramentas voltadas para a análise da força de trabalho humana, com o intuito de oferecer orientação específica para aprimorar suas capacidades.

Segundo a Gartner, até 2027, cerca de 25% dos CIOs adotarão essa estratégia, pois ela se mostra bastante eficaz, não apenas no contexto do mercado de trabalho, mas também no cenário educacional.

  • Gerenciamento Contínuo de Exposição a Ameaça

O Gerenciamento Contínuo de Exposição a Ameaças (Continuous Threat Exposure Management – CTEM) é uma abordagem que permite às empresas analisar a acessibilidade de seus ativos digitais, aliada a alguns vetores de ameaça, para identificar as vulnerabilidades apresentadas.

Segundo a Gartner, até 2026, as empresas darão prioridade à garantia da segurança de seus dados, investindo, portanto, em processos de CTEM, o que poderá reduzir até 65% das violações de segurança.

  •  Clientes Máquinas

Custobots, também conhecidos como clientes máquinas, são atores econômicos não-humanos capazes de negociar e adquirir autonomamente bens e serviços mediante pagamento.

Por exemplo, na indústria, esses clientes adquirem automaticamente matérias-primas quando o estoque está baixo ou esgotado, otimizando todo o processo. Além de agilizar as operações, essas máquinas contribuem para a redução do desperdício e impulsionam o crescimento econômico.

Segundo a Gartner, até 2028, estima-se que existirão cerca de 15 bilhões de produtos conectados com potencial para se comportarem como clientes, resultando em uma receita estimada em trilhões de dólares até 2030.

  • Tecnologia sustentável

ESG (Environmental, Social, and Governance) é um conjunto de soluções digitais que busca promover resultados ambientais, sociais e de governança, buscando o equilíbrio entre os direitos humanos e ecológicos a longo prazo.

Com a crescente utilização de tecnologias avançadas, uma preocupação relevante é o consumo exacerbado de energia e seus efeitos no meio ambiente. A Gartner prevê que até 2027, cerca de 25% dos CIOs terão sua remuneração pessoal vinculada ao impacto positivo de suas estratégias tecnológicas sustentáveis.

Um exemplo prático do uso dessas tecnologias é o Blockchain, conhecido por sua aplicação em criptomoedas. Ele pode ser empregado nas cadeias logísticas para rastrear e verificar a pegada de carbono de produtos, proporcionando transparência e sustentabilidade.

  • Engenharia de plataforma

A engenharia de plataformas é uma disciplina que se concentra na construção e operação de plataformas internas de autosserviço. Essas plataformas, compostas por várias camadas e mantidas por equipes dedicadas, têm como objetivo atender às necessidades dos usuários. O objetivo principal da engenharia de plataforma é otimizar esse processo, aumentando a entrega de valor para o negócio.

Por exemplo, na indústria de tecnologia, empresas de software estão investindo em plataformas internas para acelerar a produção de novos produtos e serviços. Essas plataformas permitem que os desenvolvedores acessem recursos compartilhados de forma eficiente, facilitando o desenvolvimento.

  • Plataformas de Nuvem para a Indústria

Até 2027, a Gartner prevê que mais de 70% das empresas adotarão plataformas de nuvem para a indústria (Industry Cloud Platforms – ICPs) para acelerar suas iniciativas de negócios, um aumento significativo em comparação com menos de 15% em 2023.

As ICPs combinam serviços fundamentais de Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS). A utilização dessas plataformas de nuvem tem o potencial de acelerar iniciativas de negócios específicas de uma indústria.

10 Ferramentas e APIs relevantes para ficar de olho em 2024

Ferramentas e APIs
Ferramentas e APIs

Depois de conhecer as tendências que estão surgindo e tem potencial para se desenvolver nos anos que ainda estão por vir, está na hora de colocar em prática dentro da sua rotina ou organização.

Para isso, conhecer algumas ferramentas que podem te ajudar é de extrema importância. Segue abaixo algumas dicas de ferramentas que podem auxiliar seu processo de adequação e integração nas novas tecnologias e tendências de 2024. 

É uma plataforma no-code e low-code que permite a criação de sites, banco de dados, formulários, automação de certas atividades e etc. Tudo isso com foco em produtividade.

É uma ferramenta Kanban com foco na gestão empresarial e produtividade, uma solução tudo-em-um. É uma plataforma vasta e com muitas funcionalidades, com alta potência de personalização. 

É uma ferramenta no-code fácil de usar e configurar, que ajuda na criação de aplicativos e banco de dados. Além disso, ele auxilia na automatização do workflows de diferentes aplicações, suportando uma grande quantidade de integrações. 

É uma ferramenta focada em testes funcionais de APIs, permitindo testar APIs REST e SOAP, além de Web Services. Assim, você pode ter acesso ao código-fonte e adicionar funcionalidades de acordo com as suas necessidades.

É uma ferramenta de teste APIs Cross-cloud, permitindo testar e medir as capacidades das APIs. Ela é bem eficaz com negócios digitais orientados para aplicativos móveis. Ela é uma ferramenta criada em JavaScript. 

É uma ferramenta Open-source com uma linguagem específica em JavaScript, que torna os testes de serviços REST mais simples, e que possui um conjunto de funcionalidades já desenvolvidas, assim o usuário não precisa criar códigos do zero. 

É uma plataforma low-code focada em CRM, com uma variedade de ferramentas para a automação de vendas e marketing. Além disso, apresenta um grande suporte de integração e comunidade de usuários, porém ela pode ser complexa para novos clientes. 

É uma ferramenta de aplicações empresariais, apresentando suporte à aplicações móveis e web, tudo isso como uma base única de jogos. Eles apresentam um grande ênfase na segurança e escalabilidade. 

É uma API que permite a manipulação de documentos em formato de PDF, em qualquer plataforma, não dependendo apenas do Adobe Acrobat, podendo usar a aplicação livremente. 

Estando entre as principais APIs, possibilita ler, gerar e editar páginas em HTML facilmente. Além disso, ela possui CSS, permitindo o uso da ferramenta em arquivos convertidos para PDF e outros diversos tipos de imagens. 

O HUB do desenvolvedor e as Inovações

No Hub do Desenvolvedor, existe uma vasta gama de APIs que automatizam os trabalhos maçantes e que necessitam de muito tempo. Nele você pode ter acesso a diversos pacotes de preços variados, neles estão disponíveis diversos Web Services, como por exemplo: 

  • Busca de CNPJ da receita
  • Busca de CPF da receita
  • Busca de CEP dos correios 
  • Calcular frete pelos correios 
  • Rastreios dos correios
  • Simples Nacional 
  • IBGE
  • Informações Fiscais e Tributárias 

Utilizando essas ferramentas para automatizar seus processos, é possível alcançar certas tendências tecnológicas mostradas acima, assim não deixando sua organização presa no passado, mas sim pronta para competir no mercado de trabalho. 

Concluindo 

Por mais que a inteligência artificial e as novas tecnologias tenham se tornado uma intrínseca parte da nossa sociedade e convivências, ainda existe espaço para melhorias e desenvolvimento. Isso se expressa nas métricas e projeções expostas durante o texto. 

Sabendo das tecnologias e tendências que estão por vir, entender as ferramentas que podem ser utilizadas para acompanhar essas mudanças é essencial. Porém, os exemplos trazidos são uma pequena parcela, por isso, encontrar sites e empresas que oferecem essas ferramentas também é uma grande ajuda. 

O Hub do Desenvolvedor é uma plataforma que reúne um grande número de APIs e Web Services por bons preços, que podem otimizar a produtividade dos seus negócios.

Portanto, ficar sempre dentro das tendências é se adequar utilizando as tecnologias adequadas garante o futuro das empresas, melhorando o atendimento e automatizando os processos e garantindo uma maior autoridade no mercado, é não podemos ficar de fora!

Compartilhe nas mídias:

Obtenha Acesso Imediato a todos WebServices!

Tenha acessos a todos os dados e API de WS.

Destaques: