Atualmente as APIs são soluções poderosas para diferentes tipos de empresas, pois integram variados modelos de tecnologias que facilitam e muito a vida do programador e do empresário.
Além disso, o mercado de API está crescendo cada vez mais e trazendo consigo soluções inovadoras.
Por isso, se você é desenvolvedor, é importante estar atento às tendências de API para ficar ligado às mudanças que estão surgindo no mercado de tecnologia.
Continue lendo o texto e conheça as 5 tendências de API para desenvolvedores.
Conheça as 5 tendências de API para desenvolvedores
1. Novas formas de API
Atualmente as arquiteturas baseadas em HTTP estão entre as mais utilizadas pelos desenvolvedores, entretanto, com o surgimento de novas API o seu uso vem diminuindo gradativamente devido à popularidade de GraphQL e gRPC.
Esse crescimento deve-se ao fato da flexibilidade do GraphQL em promover interações entre cliente e servidor, sejam elas assíncronas e síncronas. Além disso, o GraphQL permite a conexão em diferentes fontes de dados e de forma mais rápida.
Outra API que se destaca é o gRPC para microsserviços internos, bem como a troca de dados bidirecional por meio de uma única conexão, proporcionando maior velocidade.
2. API de Inteligência Artificial e Machine Learning
A ascensão das APIs de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina devido à característica de serem APIs automatizadas, com capacidade preditiva e impacto significativo na eficiência dos negócios, podem ser consideradas tecnologias inovadoras.
Para o uso dessas ferramentas, muitas empresas ainda enfrentam desafios relacionados à organização e aos recursos financeiros necessários para estabelecer divisões de desenvolvimento e integração de IA/ML.
Isso se deve principalmente à complexidade e aos custos associados à integração de recursos de IA/ML.
No entanto, esta questão está sendo trabalhada por meio de novos projetos de API que oferecem recursos críticos de IA e ML, como reconhecimento de fala, chatbots, análise preditiva e ferramentas de automação de atendimento ao cliente, entre outros.
Essas APIs baseadas em IA e ML são incorporadas com maior facilidade e eficiência, o que traz maior economia quando comparado com o desenvolvimento interno, especialmente ao usar plataformas de código abaixo e sem código.
3. API enquanto produto
A API como produto é a nova tendência que está ganhando impulso e popularidade a cada ano. Essa abordagem considera as APIs não apenas como meios de comunicação entre software, mas como produtos em si, monetizando suas capacidades e funcionalidades especializadas.
Ao longo dos anos é possível observar um aumento significativo no número de organizações que adotam a estratégia de tratar a API como um produto. Essas empresas estão lucrando cada vez mais e oferecendo serviços inovadores ao mercado. Exemplo disso são as empresas de grande sucesso a Twilio e Mailchimp.
Especialistas do mercado afirmam que a tendência desse modelo API é crescer cada vez mais.
4. Padrões e protocolos de segurança como API
Estamos vivendo tempos em que a importância da segurança de API está crescendo à medida que o número de APIs aumenta. Isso se tornará ainda mais crítico à medida que as APIs se consolidarem como o principal meio de disponibilização de dados e serviços para terceiros.
O relatório State of API Security de 2022 revelou que houve o aumento de 681% no número de ataques a APIs. Essa estatística evidencia a necessidade de empresas implementarem controles de segurança abrangentes, que vão além das camadas de aplicativos e autenticação.
A tecnologia de IA e ML também pode ser empregada para gerenciar o provisionamento e o controle de APIs com base em análises de consumo. Embora essa abordagem ainda não seja amplamente exigida, ela é vista como uma ferramenta valiosa em ascensão.
Por exemplo, o aprendizado de máquina pode identificar se existem conexões suspeitas ou padrões de consumo anormais, permitindo que soluções de gerenciamento de API limitem ou revoguem o acesso à API, além de gerar alerta para investigação.
Ambas as tecnologias possibilitam verificações de segurança mais sofisticadas, indo além das regras básicas e detectando conteúdo malicioso em chamadas e mensagens de API.
5. APIs mais acessíveis
Com o crescente número de APIs e a implementação de estratégias de API em toda a empresa, é fundamental capacitar todos os usuários, sejam eles técnicos ou não técnicos, com as ferramentas fáceis para maximizar o valor e o sucesso das APIs.
As plataformas de gerenciamento de API de baixo custo e sem código estão ganhando destaque, permitindo que as empresas reduzam os custos e o tempo de desenvolvimento.
Dessa forma, os usuários dessas plataformas podem construir aplicativos por meio de uma interface visual, arrastando e soltando componentes.
Portanto, neste cenário de tendências percebe-se que as APIs estão evoluindo cada vez mais e permitindo que as empresas tenham acesso a melhores recursos de software, além de tornarem cada vez mais seguros e acessíveis.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog do Hub desenvolvedor e fique por dentro das novidades tecnológicas.