Uma plataforma de nuvem utiliza o sistema operacional e o hardware de um servidor em um data center que fornece serviços de computação em nuvem aos clientes. Essas plataformas permitem que empresas obtenham acesso a recursos de computação sob demanda na internet ao invés de investir em um próprio data center. Essa tecnologia traz várias vantagens, e para entender mais sobre as plataformas em nuvem leia o artigo que irá tratar os seguintes tópicos:
O que é plataforma em nuvem?
A computação em nuvem só é possível graças a virtualização, que permite a criação de computadores virtuais que funcionam como os computadores físicos, esses computadores são chamados de Máquina virtual. Uma hospedagem pode possuir muitas máquinas virtuais, assim criando vários “servidores” que podem ser utilizados por diferentes usuários/organizações, assim os provedores dessa nuvem podem oferecer seus serviços. Esses serviços oferecidos podem ser acessados através de um aplicativo ou navegador
Já a plataforma em nuvem cria os chamados pools virtuais de recursos que são compartilhados na internet para oferecer serviços de computação, armazenamento de dados e rede. Os clientes podem pagar, exclusivamente, pelos serviços que utilizam, economizando recursos. As plataformas em nuvem utilizam da virtualização que possibilita a execução de sistemas operacionais e aplicações separadas para vários clientes em um único servidor físico.
Os serviços podem ser acessados por nuvens públicas ou privadas. As plataformas em nuvem possibilitam que as organizações armazenem, realizem backups e recuperem dados, testem e desenvolvam aplicativos, acessem bancos de dados na nuvem, analisem conjuntos de big data, ofereçam software sob demanda em escala global, explorem inteligência de negócios e construam aplicações nativas na nuvem.
Como funciona uma plataforma em nuvem na prática?
Uma plataforma em nuvem é um ambiente virtual que disponibiliza uma variedade de serviços, como computação, armazenamento, redes e outros recursos, por meio da internet. Na prática, seu funcionamento envolve elementos como infraestrutura virtualizada, modelos de serviços (IaaS, PaaS, SaaS), recursos elásticos para escalabilidade, acesso pela internet, automação e orquestração de tarefas, medidas de segurança e conformidade, pagamento por uso, atualizações automáticas e a conveniência de acesso remoto. Essa abordagem proporciona flexibilidade e eficiência na gestão de recursos de tecnologia da informação para atender às necessidades variáveis das organizações.
Por que investir na computação em nuvem?
A computação em nuvem, juntamente com as plataformas em nuvem, trazem muitas vantagens para um negócio que realiza um bom investimento nessa área. A mais imediata delas é a economia de custos, principalmente pela sua natureza acessível. Com a computação em nuvem, os pagamentos são realizados sob demanda de serviço, ou seja, sem necessidade de gastar desnecessariamente com ferramentas que não serão aproveitadas.
Outro benefício é sua flexibilidade. A computação em nuvem permite que esses serviços sejam distribuídos via a internet, podendo ser acessados por aplicativos ou navegadores. Assim, não é necessário que sejam criadas data centers físicos para suportar essas funcionalidades.
Segue abaixo algumas outras vantagens da implementação da computação em nuvem:
- Melhor desempenho: Plataformas em nuvem oferecem um desempenho aprimorado, permitindo que as empresas acessem todo o poder computacional e armazenamento necessários sob demanda. Soluções baseadas em nuvem e pools virtualizados de recursos evitam gargalos por meio do balanceamento de carga na nuvem.
- Maior agilidade: Recursos sob demanda disponíveis em plataformas de nuvem possibilitam que as empresas implantem a infraestrutura exata necessária a qualquer momento, acelerando a inovação e reduzindo o tempo de lançamento no mercado.
- Implantação mais rápida: Os recursos de computação em nuvem permitem que as empresas implementem tecnologias em qualquer lugar do mundo em questão de minutos, em contraste com o tempo prolongado necessário nos métodos tradicionais, que levavam dias, semanas ou meses.
- Aumento da produtividade: Plataformas em nuvem, gerenciadas por provedores terceirizados, liberam as equipes de TI da responsabilidade de gerenciar, manter e atualizar hardware e software localmente.
- Segurança reforçada: Provedores de serviços em nuvem investem significativamente em tecnologias de segurança para proteger suas plataformas contra ameaças e interrupções, proporcionando um nível de segurança mais robusto do que a maioria das organizações pode implementar em seus próprios data centers.
- Confiança elevada: Construídas com um amplo e virtualizado pool de recursos, as plataformas em nuvem são mais resilientes do que os data centers locais. A distribuição global envolvendo vários servidores e locais contribui para uma maior confiabilidade e permite uma recuperação de desastres mais ágil.
- Mobilidade avançada: Plataformas em nuvem suportam a tendência de forças de trabalho remotas e híbridas, fornecendo recursos de computação aos funcionários em qualquer lugar e a qualquer momento por meio da Internet.
Com essas vantagens, uma organização pode estabelecer uma maior produtividade, além de oferecer melhores serviços, assim estabelecendo uma posição competitiva no mercado e atraindo um maior número de clientes.
Quais são as melhores plataformas em nuvem para armazenamento?
Primeiramente, para encontrar a melhor plataforma ou serviço, é necessário compreender que a escolha ideal é aquela que melhor se adapta às suas necessidades. Portanto, antes de tudo, é fundamental ter um entendimento profundo do seu negócio. Somente após esse entendimento, você poderá utilizar o serviço que mais satisfaz as exigências específicas da sua empresa.
Entendendo esse princípio, segue abaixo alguns dos mais importantes serviços de armazenamento em nuvem:
- Google Drive: É um dos serviços mais famosos de armazenamento em nuvem. Ele é bastante acessível, já que pode ser utilizado por qualquer um que tenha uma conta Google, possuindo uma grande integração com essa conta.
- Onedrive: Para usuários do Windows, esse serviço é uma ótima opção. O aplicativo para PC, além de operar em computadores e dispositivos móveis, incluindo Mac e iOS, oferece a capacidade de sincronização automática de determinadas pastas do sistema.
- iCloud Drive: Esse é o melhor serviço de armazenamento para usuários da Apple. Ele possui uma ótima integração com seus outros diversos aparelhos (exclusivos da Apple).
- Mega: O mega não é tão popular, porém apresenta a maior capacidade de armazenamento em seu plano grátis (20GB).
- iDrive: É uma alternativa para quem quer fugir dos clássicos serviços. Sua configuração é simples, apresenta ferramentas de backup úteis, proporciona segurança através de criptografia e autenticação em dois fatores, além de possuir um preço competitivo, especialmente voltado para o público brasileiro.
- Box: O Box é o serviço em nuvem que se destaca pela maior quantidade de integrações com outros aplicativos de produtividade e comunicação. É viável, por exemplo, gerar arquivos utilizando softwares do Microsoft 365 ou Google Workspace e salvá-los diretamente na nuvem do Box de maneira nativa.
- DropBox: Um diferencial do Dropbox é a disponibilidade de armazenamento ilimitado, embora essa característica seja exclusiva do plano profissional mais caro. Para equipes que lidam com arquivos consideravelmente grandes, esse serviço de nuvem pode ser extremamente vantajoso, uma vez que elimina a preocupação com a falta de espaço para armazenar todos os dados.
- pCloud: O pCloud, um serviço de nuvem com ênfase em segurança por meio de criptografia, destaca-se por ser o único que proporciona a opção de pagamento vitalício em uma única parcela. Embora os preços sejam relativamente elevados, e estejam expressos em dólares, a singularidade reside no fato de que o investimento é realizado apenas uma vez, garantindo perpetuamente os benefícios dos planos individuais ou familiares contratados.
- NordLocker: O NordLocker é um serviço de armazenamento em nuvem com um forte foco em segurança. Em todos os planos, inclusive na opção gratuita, os arquivos armazenados na plataforma são protegidos por criptografia diretamente no computador do usuário. A Nord assegura que nem mesmo seus funcionários têm acesso para visualizar os dados armazenados pelos usuários.
- Proton Drive: O Proton Drive disponibiliza um cofre criptografado de ponta a ponta, proporcionando um meio altamente seguro para armazenar arquivos. Os servidores, situados na Suíça, asseguram que os dados armazenados na nuvem estejam protegidos sob algumas das leis de privacidade mais rigorosas globalmente.
Conclusão
Implementar a computação e plataforma em nuvem em sua organização é uma revolução na produtividade e otimização dos processos, além de ser uma grande economia. Um investimento nessa área já não é mais uma opção e sim uma necessidade básica, já que esses serviços são essenciais para a desenvoltura do dia a dia dos negócios.
Os benefícios oferecidos por essa tecnologia podem evitar desgastes desnecessários, tanto em tempo quanto em dinheiro, assim criando um grande potencial competitivo para as empresas. Portanto, ao analisar e entender as necessidades da sua organização, a implantação da computação em nuvem deve ser efetivada, junto às suas plataformas e serviços.